• Said Ali

Etiqueta do atleta: 5 coisas que não se deve fazer em uma corrida

Os eventos esportivos, sobretudo os de corrida de rua, estão cada vez mais acessíveis e populares (amém!). Hoje, por R$ 50, R$ 60, dá pra participar de uma boa prova, e para se inscrever, basta um computador ou celular com internet e um cartão de crédito.


Com isso, a pluralidade dos atletas está cada vez mais evidente nas corridas de rua, cada um com seus gostos, seus equipamentos, seus paces e seus... comportamentos! Mesmo que seja um momento de descontração e de alegria, não devemos esquecer do nosso colega ao lado, que possui os mesmo direitos e deveres. Trago hoje aqui, algumas situações que o corredor deve evitar ao participar de uma prova:


1. RECONHEÇA O SEU LUGAR NA LARGADA


Mesmo que hoje exista o chip de cronometragem, que marca o tempo líquido do atleta, ou seja, após passar o pórtico de largada, muitos corredores amadores insistem em se empurrar pra conseguir um lugar na frente. Se o pace pretendido justifica, não há problema. Mas, não é o que acontece na maioria das vezes. O que se nota são atletas absolutamente inexperientes que só querem largar na frente por puro capricho.


Isso, além de atrapalhar os profissionais, pode acabar machucando alguém. Se um atleta mais lento larga na frente, o de trás, por estar possivelmente em um ritmo maior, vai literalmente atropelar quem está mais devagar. Nos eventos maiores, existe a largada em ondas, onde os corredores são separados de acordo com seu ritmo, mas são poucas as corridas que adotam essa esquema. Minha dica é: se você faz um pace entre 5:15 e 6:00, deixe pra largar com o pessoal lá do fundão. Não vai mudar nada no seu desempenho e você ainda corre bem mais tranquilo


2. NÃO SE DEBATA PRA PEGAR ÁGUA NOS POSTOS DE HIDRATAÇÃO


Já aconteceu comigo e foi uma das situações mais chatas que vivenciei. Ao estender a mão pra pegar um copinho, um atleta que vinha atrás simplesmente me empurrou como se aquela água fosse a última e eu fiquei sem. Normalmente, os eventos disponibilizam 2 ou 3 mesas em cada ponto de hidratação. Esqueça a primeira mesa e avise aos colegas que há mais água na frente. Garanto que não vai faltar e você ainda pega o copinho mais gelado.


3. JOGUE O COPINHO DE ÁGUA SEMPRE PRA FRENTE


Estar no meio de uma corrida de rua significa estar focado e concentrado em busca da chegada. Por esse motivo, o momento de hidratação costuma ser rápido a ponto de querermos jogar o copinho pra qualquer canto. Se não tomarmos cuidado, podemos acertar outro atleta, e ninguém gosta de se molhar desse jeito né? Além de poder provocar um tropeço e ainda machucar o colega. Sempre que possível, atire sua água pra frente, e jamais, em hipótese alguma, jogue o copo em bueiros ou em direção ao mar (no caso de corridas na praia).


4. SINALIZE AO MUDAR DE DIREÇÃO


É comum na corrida que a gente desvie de buracos, objetos e trechos irregulares. Se o fizer, sinalize com o braço a direção, para que o atleta de trás, caso esteja mais rápido, não seja obrigado a frear e assim prejudicar seu desempenho, ou até se chocar e te derrubar.


5. PIPOCA É (OU DEVERIA SER) COISA DO PASSADO


Como citei no início do post, os preços das provas nunca tiveram tão acessíveis. A coisa mais desagradável é disputar espaço no percurso com quem não se inscreveu. Muitos discordarão e dirão, levianamente, que a rua é pública. Em dia de prova, não é não. Os organizadores pagam as devidas taxas aos órgãos públicos e podem sim, limitar a entrada dos atletas "pipocas". E não entrarei nem no mérito de usufruir a hidratação da prova, pois isso pra mim, nem é atleta, e sim mau caráter. Se não conseguiu se inscrever, sempre tem outro evento próximo. Procure, ao menos uma vez, assistir e admirar de fora quem está correndo. A sensação é maravilhosa!



Concordam? Discordam? Vivenciei essas experiências nesses quase 7 anos correndo. Amo correr e amo as sensações que o esporte nos proporciona. Desejo que a popularidade das corridas só aumente. Se hoje um evento contempla 5.000 atletas, quero que tenha 10.000 num futuro próximo, então cabe a cada um de nós ajudar a construir a melhor experiência pra todos.


Um abraço, e até o próximo post ;)


160 visualizações

ENTRE EM CONTATO

(48) 99178-2499