• Said Ali

Data da Rio do Rastro Marathon é confirmada oficialmente

Comece a se preparar! Em maio de 2021 muitos sonhos vão ser realizados na imponente Serra do Rio do Rastro, em Santa Catarina, a estrada que foi considerada em 2016 a mais espetacular do mundo, por uma revista espanhola. A Rio do Rastro Marathon, recém-lançada pela Corre Brasil e pelo Mountain Do, já está sendo incluída no calendário de corredores e ciclistas de todo o Brasil. Vão ser dois dias de provas - 15 e 16 de maio. Um desafio que vem sendo preparado com o DNA das duas maiores organizadoras de corrida do sul do Brasil.



“Enxergamos a oportunidade, juntamos com estudos de mercado, viabilidade e claro, nossa capacidade de oferecer uma experiência incrível! Estamos desenhando o projeto com máximo cuidado, empatia, respeito e muita transparência,” conta Mariana Neves, coordenadora de eventos da Corre Brasil.

MODALIDADES DA RIO DO RASTRO MARATHON

O desafio começa no sábado dia 15 de maio com a prova de corrida de 25km. A largada será às 7 horas da manhã na cidade de Lauro Müller, no sul de Santa Catarina. Já às 15h30 será a vez dos ciclistas (Speed e MTB) subirem a Serra do Rio do Rastro num percurso de 40km, com início em Orleans.  Na mesma cidade será a largada da maratona no domingo, também começando cedo, às 7 horas da manhã.

“O percurso da maratona terá um ganho de altimetria de mais de 2.400m. Acho que somente os melhores irão completar a prova,” ressalta Kiko dos Santos, diretor técnico do Mountain Do.

Mas são esses desafios que movem corredores e ciclistas. E em época de pandemia, apenas com provas virtuais, muitos já começam a se programar para 2021. A atleta Demaris Pain logo que ficou sabendo da novidade, já começou a sonhar e a planejar a subida da Serra do Rio do Rastro. “Minhas expectativas são as melhores possíveis. Já fiz 25km na Serra e agora vou me desafiar nos 42km. Estou muito feliz em saber que vai ter esse desafio. Já vou começar a treinar. Tenho certeza que vai ser linda, emocionante demais”. 



A atleta profissional e educadora física Letícia Saltori, que conhece muito bem a serpente de 256 curvas, tem certeza que a Rio do Rastro Marathon vai surpreender. “Falar da serra é se emocionar. É um marco na minha vida. Uma experiência incrível que fica até difícil descrever. E se eu conseguir correr esse desafio vai ser algo diferente pra mim, porque as oportunidades que eu tive de correr na serra sempre foram no mesmo dia (25km+42km). Mesmo sendo algo mais cansativo, a gente acaba se superando e nem acredita que é capaz. Eu gosto muito de provas assim, em etapas”.


ABERTURA DAS INSCRIÇÕES

As datas das inscrições, os regulamentos das provas e outras informações da Rio do Rastro Marathon vão ser divulgados na segunda quinzena de setembro. Mas os organizadores já adiantam. A procura está grande e o número de participantes vai ser limitado para garantir a segurança dos atletas e a qualidade do evento.


Conforme essa coluna apurou, não será realizado nenhum tipo de sorteio. As inscrições serão ofertadas através de ordem de chegada (o método tradicional da maioria das provas).

“Um projeto desta magnitude leva de seis a doze meses para ser criado. Nós estamos fazendo tudo a quatro mãos, numa velocidade muito mais intensa, mas sem perder a qualidade e o olhar dos detalhes. Estamos tendo muita cautela e explicando para os atletas tudo como vai acontecer, tempo ao tempo”, relata Mariana.

O clima na Serra do Rio do Rastro é um desafio a mais que os atletas vão enfrentar. Maio é um mês onde pode fazer calor, frio e até nevar, já que a Serra Catarinense tem frio suficiente para o fenômeno acontecer e também altitude. O ponto mais alto fica a 1421m do nível do mar.

É um lugar de extremos, onde tudo pode acontecer! No mês de maio podemos ter até neve nesta região, mas nossa equipe está acostumada a trabalhar na Antártida a -30 graus e também no Deserto do Saara a mais de 45 graus. Por isso tenho certeza que os atletas estarão com um bom suporte técnico”, explica Kiko.

São essas surpresas que encantam quem se desafia na Serra do Rio do Rastro. “A temperatura amena, a chegada ao mirante, as curvas, a altimetria da serra me motivam a correr a Rio do Rastro Marathon. Subir ela correndo é um desejo que  eu tenho há muitos anos. Estar lá é uma alegria gigantesca, porque ela é especial, a energia é surreal”, conta emocionada Demaris Pain. E Letícia Saltori completa. “Com certeza aquela beleza da serra tem total influencia nos resultados que tive até hoje. Aquilo é demais. Aquela visão é incrível. Eu que já tive a oportunidade de correr em vários lugares do mundo, só digo uma coisa: a serra é extraordinária”.

A expectativa dos atletas para uma prova sempre é levada muito em conta pela Corre Brasil e pelo Mountain Do. E desta vez ainda mais, até porque a Rio do Rastro Marathon nasceu a partir de sonhos de atletas. “Não fomos nós que buscamos e decidimos tudo isso. Foi a voz dos atletas que trouxe essa oportunidade para nós, com respeito a toda a nossa história e a nossa bagagem. Tenho certeza que a gente vai entregar algo muito verdadeiro que tem a ver com essas duas bandeiras que estão envolvidas no projeto: colocando o atleta em primeiro lugar. Esse é o nosso jeito de fazer provas”, finaliza Mariana Neves da Corre Brasil.


Informações: Sabine Weiler - Assessoria de Imprensa Corre Brasil

136 visualizações

ENTRE EM CONTATO

(48) 99178-2499